Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Banner

NFS-s principal

Sine - Mateus Leme

CRAS ajuda idosos e deficientes físicos a ter acesso ao direito de isenção no transporte público PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Abril de 2014 09:19

Idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de deficiência física que comprovarem renda menor que dois salários mínimos passaram a ter direito a gratuidade no transporte entre municípios mineiros depois de sancionada a lei estadual 21.121/14. Em vigor desde o início deste mês, a medida já permitiu que alguns idosos conseguissem a carteira de isenção expedida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro (Sindpasse).

Em Mateus Leme, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) está ajudando os idosos e pessoas portadoras de deficiência a conquistar esse e outros direitos. No município, 21 pessoas já estão cadastradas em três programas de isenção de tarifa de transporte. “O incentivo e apoio da Prefeitura aos programas sociais estão estendo o direito dos idosos”, afirmou o assistente social Reginaldo Pereira.

Para ter direito ao cartão de isenção da tarifa no transporte intermunicipal, os interessados devem procurar a unidade do CRAS, no bairro Vila Suzana, ou a sede da Secretaria de Assistência Social, no centro de Mateus Leme. Para o cadastramento é necessária a apresentação de documentos de identidade, CPF, uma foto no formato 3x4 e comprovante de renda individual. A carteirinha é confeccionada em Belo Horizonte e o documento chega, via Correios, para os solicitantes.

Além da gratuidade no transporte intermunicipal, o município também orienta os idosos à marcação gratuita de viagens de ônibus entre estados. Nesse caso, os interessados devem ter mais que 60 anos e apresentar a comprovação de que a renda individual seja inferior a dois salários mínimos no ato de compra da passagem em pontos de venda ou na própria rodoviária. Os idosos que não possuírem a comprovação podem solicitar a declaração temporária expedida pelo CRAS. “Nós também orientamos a marcação antecipada da viagem, para que não haja risco de imprevistos na hora do embarque” afirmou Reginaldo.

Lourdes Pereira do Nascimento e José Gonçalves dos Santos acabaram de receber a carteira que dão a eles o direito de andar de graça nas linhas que operam o transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte e também na capital mineira. “Estamos nos sentido mais livres. Essa é uma grande conquista que conseguimos com a ajuda do CRAS”, afirmou a aposentada.

Para ter direito ao cartão Ótimo Sênior os interessados podem solicitar o atendimento na BHTrans por meio do CRAS, de onde o idoso vai com horário marcado para retirar a carteirinha, na capital. “Através do cartão Ótimo Sênior, o idosos passou a ater direito de ocupar também os assentos traseiros dos coletivos. Antigamente, as linhas urbanas destinavam apenas algumas vagas na parte da frente dos veículos. Hoje, com os cartões, os idosos têm direito de ocupar qualquer lugar”, informou Reginaldo.

 

Serviço:

Em Mateus Leme, o CRAS está localizado na Rua Antônio Cunha, 291 – Vila Suzana (Reta)

Telefone: 31 – 3535.2806

A Secretaria de Assistência Social está localizada na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Prédio da Prefeitura, no centro da cidade.

Telefone: 31 – 3535.4029

 

 
Polícia Civil de Mateus Leme recebe novo veículo para auxiliar investigações PDF Imprimir E-mail
Qui, 10 de Abril de 2014 08:49

Para reforçar a segurança pública e auxiliar os trabalhos de investigação da Polícia Civil, o governo de Minas doou 436 veículos para 148 municípios mineiros, entre eles Mateus Leme. Os automóveis são equipados para a atividade policial, mas não são caracterizados como viaturas, porque serão utilizados em trabalhos estratégicos, nos quais a presença do investigador deve ser mantida de forma velada.

O delegado Fábio Morais Werneck Neto disse que o novo veículo vai contribuir para o melhor trabalho da Polícia Civil. Segundo ele, além de auxiliar nas investigações, o carro será essencial para o andamento dos serviços administrativos, citações e intimações.

O chefe da Polícia Civil no Estado, Cylton Brandão, também comentou sobre a importância da renovação da frota e sobre os investimentos realizados na área de pessoal da instituição nos últimos anos. “As 200 viaturas entregues nesta solenidade são parte de um montante de quase mil veículos entregues nesta gestão e que impactará positivamente no nosso trabalho. Também foram realizados concursos públicos para as carreiras de delegado de polícia, médico legista, perito criminal e escrivão, que oportunizaram uma oxigenação na Polícia Civil”, disse.

 

 
Presidente Dilma doa caminhão para Mateus Leme e reforça laços do governo federal com o município PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Abril de 2014 08:34

A presidente Dilma Rousseff oficializou, na tarde dessa segunda-feira, dia 07, a entrega de 95 caminhões - caçamba e 56 pás carregadeiras a municípios mineiros, durante encontro com prefeitos na cidade de Contagem. Mateus Leme, umas das cidades beneficiadas com a prorrogação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), recebeu um caminhão caçamba e reforçou os laços que existem entre o município e o governo federal.

O prefeito Marlon Guimarães destacou a conquista. Segundo ele, os investimentos dos governos estadual e federal são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas. “Essa é mais uma conquista para o município de Mateus Leme que vai ganhar agilidade na execução de obras. Com o caminhão, certamente o município terá mais autonomia para a manutenção das vias rurais que, em bom estado de conservação, beneficiam diretamente o escoamento da agricultura familiar.”, ressaltou.

Marlon também reforçou as boas relações com o governo federal, que resultam em melhorias para toda a cidade. “Hoje podemos destacar as contribuições do governo federal na Saúde do município, o que fez Mateus Leme obter um índice expressivo de cobertura de mais de 93% da população com a rede de atenção básica à Saúde, além de contribuir com uma significativa parcela de recursos usados para a manutenção da UPA 24 horas”, resumiu.

Aproveitando a visita à Minas Gerais, a presidente anunciou ainda que até o fim de abril o governo federal vai atender 100% das solicitações dos municípios no Programa Mais Médicos e garantiu que serão destinados ao estado mais 1.382 médicos para 548 municípios.

 
Mateus Leme integra criação da Rede de Urgência e Emergência da Região de Saúde de Betim PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Abril de 2014 11:17

A estruturação e capacitação da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Mateus Leme foram fatores determinantes para que o município fosse convidado a integrar a Rede de Urgência e Emergência da Região de Saúde de Betim, criada para reduzir o número de óbitos e as complicações de pacientes com quadro de média e alta complexidade. A proposta que ainda está em fase de implantação, é apresentada também como promessa de agilidade na transferência de pacientes.

A gerente da UPA 24 Horas, Fabíula Freitas, reforçou o potencial da região em implantar o serviço de urgência e emergência. “Os municípios estão se capacitando, melhoraram os atendimentos e investiram na contratação de médicos. E, a partir do momento que se unir as forças, o trabalho vai evoluir e se alcançará o principal objetivo, que é salvar vidas”, afirmou.

A primeira reunião para a efetiva implantação da Rede de Urgência e Emergência está marcada para esta quinta-feira, dia 10, na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. Na pauta de debates vai estar o desenho da rede de urgência e emergência da Região de Betim, a estruturação do grupo de trabalho e a identificação dos problemas de fluxo na região da saúde.

Além da gerente da UPA 24 Horas, Fabíula Freitas, participa do encontro o médico de Mateus Leme, André Luiz Oliveira Freitas, Diretor Técnico e Clínico da UPA, para fortalecer ainda mais a integração e partição dos médicos na efetivação da rede.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 17