O Portal Transparência é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar os gastos realizados com compras e contratação de obras e serviços, por exemplo, assim como as receitas arrecadadas. Você também poderá obter informações sobre os recursos públicos que o Governo Federal repassa para o município.

Ao acessar essas informações você fica sabendo como o dinheiro público, oriundo, em grande parte, dos impostos que você paga, está sendo utilizado, podendo ajudar a fiscalizar a sua correta aplicação. Você pode acompanhar, além disso, de que forma os recursos públicos do Estado estão sendo usados no município onde mora, ampliando as condições de controle desse dinheiro.

O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e contribuir para o aumento da conscientização da importância da participação da sociedade na Administração Pública (controle social) e o combate à corrupção.

No Portal, as informações estão disponíveis ao usuário em linguagem simples e com navegação amigável, podendo ser acessada sem qualquer restrição ou necessidade de uso de senhas, em uma versão compreensível, inclusive, por pessoas sem familiaridade com o sistema orçamentário-financeiro brasileiro.

Para acesso a nota fiscal eletrônica

Clique aqui - NFS-e