Desenvolvido há três anos, o projeto voluntário de vôlei, em Mateus Leme, voltado às crianças e jovens carentes de uma escola estadual do município, tem conquistado novos adeptos de instituições de ensino também particulares, além de atletas mirins de outras cidades e até da Colômbia, que pretendem fixar residência na cidade.

Aliado no combate aos agravantes sociais, que os atingem diretamente, como drogas, violência, entre outros; o projeto do vôlei nasceu grande e formou equipes vencedoras dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), nas fases microrregional e regional - nos módulos I e II, em 2016 e 2017, conquistando este ano o segundo lugar na fase estadual. Os meninos também venceram a Copa Minas 2017; o Campeonato Metropolitano 2017 e, por último, no dia 21 de dezembro, o Campeonato Mineiro de Vôlei.

Os idealizadores do projeto, Geraldo Corgozinho – ex. presidente da Federação Mineira de Vôlei e ex. árbitro internacional, e Wiliam Prado Ramos – técnico e ex. jogador de Super Ligas, decidiram desenvolver o projeto voluntário na Escola Estadual Elias Salomão, com o objetivo principal de oportunizar a participação da criança e do adolescente de baixa renda e de faixa etária compatível, de forma gratuita, com ênfase às inclusões socioeconômicas, culturais e esportivas ao aprendizado técnico, a fim de melhorar a saúde e o convívio sociocultural dos meninos.

Porém, com o alcance dos frutos do projeto, os atletas juvenis pensam em voar alto. Três deles, que são Adriano Cavalcante, José Geraldo Pereira e Moisés Souza – todos com 15 anos, foram convidados a participar de um período de treinamento, a partir do dia 25 de janeiro, para, se aceitos, comporem a seleção brasileira sub 16, e competir a Sul-Americana, representando o Brasil.

Portanto, trata-se de um projeto de médio e longo prazo que reúne equipes infantil e infanto-juvenil para a reposição do material humano  em um processo contínuo de renovação até atingirem um estágio de alta performance de rendimento esportivo e competitivo no nível Estadual e Nacional.

Final do Campeonato Mineiro de Vôlei - sub 16

Nesta quinta-feira (21), foi realizado o jogo decisivo do Campeonato Estadual de Voleibol Masculino Sub-16, organizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV). Na final, o time de Mateus Leme venceu o time de Uberlândia, por 3 sets a 0 e sagrou-se campeão.

O jogo da final, apesar de ter sido vencido pela equipe de Mateus Leme, foi disputado ponto a ponto. A equipe de Mateus Leme levou o primeiro set por 25 a 17; o segundo por 25 a 20, e o terceiro, 25 a 15.

A classificação final ficou assim: 1º Mateus Leme; 2º Uberlândia; 3º Minas Tênis Clube.