A Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, até o dia 29 de dezembro, o recadastramento dos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) - um instrumento de coleta de dados e de identificação da população de baixa renda do país. O BPC é garantido para idosos e pessoas com deficiência por meio da Lei Orgânica da Assistência Social. Para ter direito ao benefício, a renda familiar não deve ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa e o beneficiário não pode ser pensionista ou aposentado.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rose Palhares, por meio do Cadastro Único, é possível ter acesso a vários programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Água, Minha Casa Minha Vida, cursos do Pronatec, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, entre outros. “Estamos comunicando aos usuários do Benefício de Prestação Continuada, via correio, para comparecer à secretaria e fazer a inclusão no CadÚnico. Também estamos mobilizando as pessoas por meio de três entrevistadores, que estão fazendo a busca dessas pessoas. Nossa expectativa é cadastrar 100% dos inclusos do BPC. Até agora conseguimos cadastrar 146 pessoas, das 212 que recebem o benefício; ou seja, um percentual de 68.86%.

Para fazer a inclusão no CadÚnico é preciso que os beneficiários do BPC compareçam à Secretaria de Assistência Social (av. Getúlio Vargas, 79 – sl. 102 – Centro), portando documentos pessoais e de toda a família para entrevista de avaliação. Adultos devem levar documento de identidade; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho; certidão de nascimento ou casamento e conta de luz, além de extrato bancário comprovando o recebimento do benefício. Já as crianças e os adolescentes devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade e atestado de frequência escolar.

O telefone para contato com a secretaria é (31) 3535-3942

Serviço

Cadastramento dos Beneficiários de Prestação Continuada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Data: até 29 de dezembro