Das 830 mamografias esperadas, foram realizadas 1054. A estimativa é que o número se aproxime de 1300 usuárias atendidas.

A Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em decorrência da campanha nacional Outubro Rosa, recebeu, desde o dia 23 de outubro, em sua sede (rua Pereira Guimarães, 8 – Centro), a Carreta da Mamografia, promovendo exames gratuitos às mulheres. O alvo da campanha são mulheres de 50 a 69 anos e usuárias já em diagnóstico ou que apresentam histórico familiar de câncer.

Durante esse período, de 23 de outubro a 22 de novembro, já foram realizados 1.054 exames, sendo 866 dentro da faixa etária de 50 a 69 anos e 188 acompanhamentos de usuárias do SUS Mateus Leme em diagnóstico ou com histórico familiar.

Após a realização do exame, as mulheres são orientadas a aguardar por um período de 30 a 40 dias para que o laudo seja analisado e encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Caso a usuária necessite de alguma avaliação específica, as UBS’s realizarão o encaminhamento da mesma ao médico especializado em Mastologia.

Câncer

O câncer é considerado a segunda causa de morte no mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam a ocorrência de cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2016 e 2017.