A Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, no dia 13 de novembro, no Salão Paroquial da cidade, a 1ª Conferência Municipal de Educação. O tema em discussão foi “A construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a Implementação dos Planos de Educação”.

Criada com o objetivo de apresentar propostas relativas ao Sistema Estadual de Educação e de implantar o Sistema Nacional de Educação, além do monitoramento, da avaliação e da execução do Plano Nacional de Educação (PNE), a conferência, que contou com a presença de diversas autoridades municipais e da sociedade civil, deliberou nove eixos temáticos que se baseiam no desenvolvimento de políticas públicas necessárias à garantia do direito a uma educação de qualidade social, pública, gratuita, democrática, inclusiva e laica em nosso município e em nosso estado.

O evento contou com palestra do secretário de Educação, Márcio Santiago, relacionando as metas já cumpridas e a cumprir durante a gestão 2017/2020, cujos temas foram discutidos, posteriormente, pelos 28 membros das entidades representadas, assim como de escolas municipais, estaduais e particulares.

Após a deliberação dos temas e audição das propostas, foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município nas etapas seguintes.

Representantes de secretarias, conselhos municipais, Câmara de vereadores, conselho tutelar e membros da sociedade civil também se fizeram presentes.

Conferência Nacional de Educação

A Conferência Municipal é uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que ocorrerá em 2018.

No próximo dia 25 de novembro, será realizada a etapa territorial, sediada na cidade de Ibirité. Já a Conferência Estadual de Minas Gerais tem data prevista para março do próximo ano.