A Prefeitura Municipal de Mateus Leme, em decorrência à Campanha OUTUBRO ROSA, recebe desde o dia 23 de outubro, em sua sede, a Carreta da mamografia, promovendo exames gratuitos às mulheres. O alvo desta campanha são mulheres de 50 a 69 anos e pacientes já em diagnóstico ou que apresentam histórico familiar de câncer.

O câncer é considerado a segunda causa de morte no mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), aponta a ocorrência de cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2016 e 2017. Durante este período, já foram realizados 907 exames, sendo 743 exames dentro da faixa etária de 50 a 69 anos e, 164 acompanhamentos de pacientes em diagnóstico ou com histórico familiar.

Após a realização do exame, as mulheres são orientadas à aguardar um período de 30 a 40 dias para que o laudo seja analisado e encaminhado à Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Caso o paciente, necessite de alguma avaliação específica, às UBS’s realizarão o encaminhamento do mesmo ao médico mastologista.

A carreta de mamografia estará em nossa cidade até o dia 24 de novembro, na sede da Prefeitura Municipal de Mateus Leme, à Rua Pereira Guimarães, nº 8, o horário de atendimento é das 07 às 12 hs e de 13 às 17hs. Para o atendimento, é necessário fazer um agendamento prévio na própria unidade móvel, levando cópias do RG, CPF, Cartão do Sus e um comprovante de endereço.