Usuários passearam pela área central da cidade, se divertiram, e fortaleceram laços comunitários

Com a intenção de promover ações de lazer e estímulo à inserção social de usuários assistidos pela Unidade de Saúde Mental, a Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem ampliado as políticas assistenciais desenvolvidas no município. Os serviços ofertados na unidade tem possibilitado um melhor atendimento às pessoas em tratamento.

Dotada de uma equipe multiprofissional, liderada pela secretária municipal de Saúde, Wanda Freitas, a unidade promoveu, no último sábado (2), um passeio na região central da cidade para pessoas atendidas no local. Na oportunidade, 16 usuários visitaram a feirinha, localizada na praça da matriz e participaram de uma alegre roda de viola.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde Mental, Carla Alessandra, “essa ação, assim como outras atividades que desenvolvemos, tem como objetivo proporcionar aos usuários um dia diferente e descontraído. O tratamento, aliado a momentos de lazer, entretenimento e trocas de experiências, favorece para um melhor desenvolvimento do nosso projeto terapêutico”.

Ainda de acordo com Alessandra, a promoção e a reinserção social dos usuários fortalecem os laços familiares e comunitários. “Trabalhamos sistematicamente para criar e ampliar mecanismos de reinserção social por meio de atividades de lazer. Esse tipo de abordagem permite que os usuários e seus familiares participem de maneira ativa no processo de recuperação”, destaca.