Programa do estado de Minas objetva reflorestar áreas degradadas

A Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou em junho de 2016, sendo finalizado no mesmo ano, o processo de mobilização para execução do programa Plantando o Futuro no município, que visa reflorestar áreas degradadas, nascentes de rios e seus afluentes, e matas ciliares, bem como a arborização urbana, com vistas ao plantio de árvores em todos os municípios do estado. Após pleitear a benfeitoria, Mateus Leme foi uma das cidades contempladas entre as que integram os 17 territórios agraciados com o programa.

Devido à severa estiagem dos últimos anos que culminou com críticos volumes nos reservatórios em que o Sistema Paraopeba atingiu um volume armazenado de 21,3% em dezembro de 2015 e o reservatório de Serra Azul atingiu um volume de 5,7% na mesma época, o fórum regional da região metropolitana, no eixo de meio ambiente, aprovou a seguinte proposta: elaborar projetos e programas com vistas à preservação de nascentes e criar infraestrutura para armazenamento de água, como “barraginhas”, curvas de nível, poços de contenção, etc.

Diante dessa problemática, a sub-bacia do Ribeirão Serra Azul, em Mateus Leme, tornou-se área prioritária para plantio, podendo abranger 150 hectares, com plantio de 250.000 mil mudas de árvores de espécies nativas, além do cercamento de 48 nascentes. Com essa ação, os resultados almejados serão aumento do volume do reservatório do Sistema Serra Azul e aumento da segurança hídrica da região Metropolitana de BH.

Em Mateus Leme, foram cadastradas 63 propriedades localizadas na região do distrito de Serra Azul, Alto da Boa Vista e Varginha, totalizando 1.623,9 hectares de área total. O projeto será executado pela empresa SIRIEMA – Reabilitação Ambiental, que já está na região visitando as propriedades para execução do projeto.

Investimentos previsto na sub-bacia do Ribeirão Serra Azul

Recuperação mata ciliar: R$ 2.590.000,00

Recuperação de nascentes: R$ 215.040,00

Custo total do projeto: R$ 2.805.040,00

Plantando o Futuro

Instituído pelo decreto 46.974 de 2016, o Projeto Plantando o Futuro, iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, que objetiva plantar 30 milhões de árvores até dezembro de 2018, compreendendo a recuperação de 40 mil nascentes, 6.000 hectares de mata ciliar e 2.000 hectares de áreas degradadas.

O programa ainda prevê inserir nas comunidades o conceito de sustentabilidade dentro de sua cultura e no seu dia-a-dia.

Além de oferecer à população a oportunidade envolvente de ser protagonista do desenvolvimento sustentável, o Programa vem incentivar o reflorestamento, contribuir para preservar a natureza e promover o bem-estar dos mineiros. Com isso, pretende alcançar uma ampla mobilização social, conscientizando a população para que se aproprie do projeto e participe ativamente do plantio, da manutenção e da fiscalização.