Na quinta-feira (24), profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mateus Leme participaram do lançamento da Campanha Contra Aedes aegypti. Na oportunidade, a coordenadora da pasta, Rosimar Lobato Morato, falou sobre as ações de combate ao mosquito, vetor e vetor em potencial da dengue, zica e chikugunya.

O projeto apresentado na manhã de quinta é fruto de um trabalho desenvolvido por todas as secretarias do Município para limpar a cidade dos focos do mosquito, por meio da conscientização e mutirão de limpeza realizada pelo Município. Entre as ações desenvolvidas, estão: adesivação das residências que estão livres do foco do Aedes, como forma de incentivar a população à limpeza de suas casas; panfletagem de conscientização nos comércios, escolas e moradias da cidade; formação de estudantes multiplicadores quanto ao descarte de inservíveis; aplicação de multas, por meio de lei orgânica em relaçãoo à falta de zelo com quintais e locais que acumulem água; promoção de gincana, envolvendo todas as instituições de ensino de Mateus Leme, entre outras. Tudo isso objetiva desenvolver ações educativas mais assertivas de combate às doenças para a região. De acordo com Rosimar, “queremos contribuir com a reflexão das pessoas sobre a importância dos seus atos e, assim, ter melhores números”, frisou.

Durante o lançamento da campanha, o prefeito Júlio Fares falou sobre o trabalho desenvolvido em Mateus Leme. Ele frisou a realização das visitas preventivas, mutirões de limpezas e outras ações que contribuíram para a diminuição do número de casos no município. “A interação e a cooperação da população traz novas perspectivas e enriquecem o trabalho. A ideia é conscientizar ainda mais o cidadão em relação ao conhecimento adquirido para sensibilizar as pessoas sobre a importância de cada um no processo de enfretamento às doenças”, finalizou.