A Secretaria Municipal de Saúde intensifica atendimentos aos usuários do Município na realização de exames - ferramentas importantes para os corretos diagnósticos e continuação de tratamentos. No primeiro trimestre deste ano, foram liberados 794 procedimentos para pacientes, nas mais diversas modalidades, incluindo ultrassonografias, mamografias, colonoscopias, tomografias, testes ergométricos, eletroencefalogramas, biópsias, ressonâncias magnéticas, entre outros exames aos usuários do SUS Mateus Leme.

Segundo a secretária de Saúde Vanda Freitas, esses procedimentos estavam parados desde 2014, aguardando liberação. “Graças ao esforço do prefeito, os exames estão sendo realizados para diminuir a grande demanda reprimida existente no município. Com a redução dos gastos públicos e contenção de despesas, assistimos uma reversão dos recursos à Saúde, que, assim como a Educação e a Assistência Social, é uma das áreas prioritárias nas gestões públicas.”

O transporte para a realização dos exames realizados em várias clínicas de serviços especializados em Belo Horizonte e em Betim foram disponibilizados aos usuários pela prefeitura.

Ultrassonografias

298 ultrassonografias foram liberadas aos usuários, sendo que 167 já foram realizadas. O restante será disponibilizado em abril. São elas: tireóide, ovário, endovaginal, obstétrico, mamas, abdômen total, próstata, sistema urinário, bolsa escrotal, duplex e  pélvico. No sábado (1º), ocorreu um mutirão para encaminhar os pacientes às clínicas, no qual foram transportadas 63 pessoas. No sábado (8), foram 31 usuários. E na sexta-feira (31), 65.