Mateus Leme vai sediar, pela primeira vez, a etapa microrregional da Metropolitana B dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), nos quais participam os municípios de Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Para definir os dias dos jogos, cuja cerimônia de abertura ocorrerá em 2 de maio – terça-feira, às 8h, os representantes de todas as cidades participantes no evento e a coordenadora da Superintendência da Metropolitana B, Cledmar Canuto; além do secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Ênio Moreira; se encontraram, na manhã desta quarta-feira, no ginásio da Cooperativa Nossa Senhora de Fátima (Coensfa) para uma reunião que definiu, além do horário e data do campeonato, o sorteio da chave dos jogos. “Essa é uma grande conquista para o avanço no esporte de nossa cidade, avaliou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Ênio Moreira, que está orgulhoso da cidade ser sede da competição”.

JEMG

Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios.

Realizado em quatro etapas, os jogos ocorrem em dois módulos, sendo o módulo I, para alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003) e o módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000).

As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Na fase micro, ocorrem as partidas coletivas que são: basquete, futsal, voleibol, handball e xadrez.

Cerca de 1000 atletas irão se apresentar nas quadras do bairro Central, da Escola Estadual Elias Salomão, no poliesportivo OSPASA, na quadra do Campo Baeta e na Coensfa.