Noticias

A Prefeitura de Mateus Leme realizou, na última semana – na segunda-feira (15) e na sexta-feira (19), o 1º Ciclo de Capacitação dos Servidores Públicos, cujos temas versaram sobre compras públicas, licitações e contratos – no treinamento de segunda-feira, e sobre o planejamento governamental, em especial o PPA (Plano Pluarianual)  e os princípios  do Planejamento Integrado na área pública municipal. 

O objetivo da capacitação, uma das principais metas da atual administração, é oferecer condições para que o servidor desempenhe suas funções implementando técnicas, conceitos e procedimentos atualizados de governança pública, o que significa, celeridade, eficiência e eficácia ao serviço público.

Os cursos foram ministrados, respectivamente, pelos professores Wantuil Pires Berto Junior (compras públicas, licitações e contratos) e por  Miguel Dianese, diretor do Grupo Libertas e  mestre em Administração Pública (planejamento governamental, em especial o PPA), esse, que ocorrido no plenário da Câmara Municipal, com a presença de vereadores, presidente da Câmara, prefeito municipal, vice-prefeito, secretários municipais e todos os assessores envolvidos no planejamento das politicas públicas municipais.

Plano Plurianual (PPA)

O  PPA  é o programa  de trabalho elaborado pelo Poder Executivo para ser realizado no período correspondente ao mandato político, a ser contado a partir do exercício financeiro seguinte ao da posse do administrador público, atingindo o primeiro  exercício financeiro do próximo mandato. A execução dele é a transformação, em lei, dos ideais políticos divulgados durante a campanha eleitoral do prefeito, salientando os interesses locais.

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 2 de junho

As inscrições para trabalhos de Ciência e/ou Tecnologia para a Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) foi adiada para o próximo dia 2 de junho. Podem participar estudantes e professores da Educação Básica, EJA e Educação Profissional e Técnica de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, além de estudantes de ensino superior da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), sendo importante a representatividade das escolas mineiras.

Além da exposição de projetos de jovens estudantes de várias partes de Minas Gerais e do Brasil, a FEMIC sediará atividades integradas como palestras, oficinas, minicursos e muitas outras atividades de formação científica. 

A FEMIC será realizada entre os dias 15 e 18 de agosto, na cidade de Mateus Leme, MG.

Plataformas do evento

FEMIC Jovem - destinada a orientadores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, além de jovens pesquisadores, até os 21 anos, desde que não universitários, organizados em associações, clubes e fundações com características educacionais;

FEMIC Júnior - destinada a orientadores e estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

FEMIC universitária - direcionada a estudantes e orientadores da Faculdade de Educação da UEMG.

Para mais informações, acesse o site http://www.femic.com.br e participe desse grande  movimento em prol da formação científica na Educação Básica.

Inscrição de projetos no link http://www.femic.com.br/p/i.html

Convite para voluntários: “Fazer o bem, faz bem”

Pessoas interessadas em ações de divulgação e popularização de Ciência e

tecnologia a desenvolverem um importante papel social de voluntariado na FEMIC.

Saiba mais sobre como ser voluntário da FEMIC e cadastre-se:

(http://www.femic.com.br/p/voluntario.html).

Feiras afiliadas

Escolas que desenvolvem Feira de Ciências podem se afiliar a FEMIC e obter

credenciamento para envio direto de projetos. Acesse informações sobre Feiras

Afiliadas na FEMIC e inscreva sua feira em: http://www.femic.com.br/p/feiras-afiliadas-

femic.html (Inscrições de 26 de janeiro e 26 de maio de 2017.)

Quem faz a FEMIC

A FEMIC é coordenada pela professora Fernanda Aires Guedes Ferreira, juntamente com as demais pesquisadoras do NEMAS (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ambiente e Saúde) da Faculdade de Educação da UEMG. Além de professores  e

estudantes da cidade de Mateus Leme, membros da Associação Mineira de Iniciação Científica (AMPIC).

Instituições apoiadoras

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

- Prefeitura Municipal de Mateus Leme

- Pró- Reitoria de Extensão UEMG

Mais informações pelo telefone (31) 988753498, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O prefeito Júlio Fares participou de blitz referente ao Movimento Maio Amarelo, realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRF), que ocorreu no posto policial localizado na MG-050, em Mateus Leme. O objetivo do evento foi chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada pelo Poder Público e pela sociedade civil.

Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para as crianças no ensino fundamental da rede pública em 2018 e também jovens que querem retornar aos estudos já podem se programar e ficar atentos às mudanças propostas para o próximo ano. O Cadastramento Escolar para 2018 vai ocorrer de 12 a 23 de junho de 2017 e, pela primeira vez, será realizado pela internet em todo o Estado de Minas Gerais.
O formulário eletrônico será disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). Sendo totalmente on-line, não haverá prorrogação do prazo. Então, as pessoas devem ficar atentas ao período estabelecido na resolução.
Já quem não tiver acesso à internet, deverá se dirigir à Secretaria Municipal de Educação, que fica na avenida Getúlio Vargas.

A Prefeitura de Mateus Leme realizou, nessa quarta-feira (17), o 1º Ciclo de Capacitação dos Servidores Públicos da Prefeitura de Mateus Leme. O curso foi destinado aos funcionários da administração municipal para que haja aprimoramento, reciclagem e atualização dos conhecimentos específicos em legislação, jurisprudências e novas práticas administrativas da gestão pública.

Iniciativa da PM objetiva levar adolescentes das escolas do município a vivenciarem situações relacionadas às drogas.

 

A Polícia Militar, por meio do 4º pelotão, comandado pelo tenente Alex Teodoro, realiza da próxima segunda-feira (15) até a sexta-feira (19), em Mateus Leme, o projeto “Túnel das Drogas”. O objetivo da iniciativa é promover à comunidade e aos alunos das escolas do município, a partir dos 13 anos de idade - adolescentes e jovens, quanto à conscientização referente aos males causados pelo uso dos entorpecentes.


O estande do projeto será montado no Centro Comunitário. No interior do túnel, os visitantes poderão ver encenações, fases e situações envolvendo o uso de drogas. São sete pontos de reflexão ao longo dos cômodos que compõem o túnel.


Segundo o sargento Rivelino de Oliva Rocha, nada dentro do túnel foge à realidade. “No túnel há situações reais que a sociedade está vivendo, envolvidas com as drogas e violências de todo o tipo, como prostituição, assaltos e homicídios. Ao final do túnel cada pessoa que passa tem a oportunidade de refletir sobre suas escolhas em cada situação vivenciada lá dentro, reflexões relacionadas à família, à paz e à fé”, disse.