Noticias

Mateus Leme conquistou duas medalhas de ouro durante a segunda etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), na cidade de Arcos (MG). O evento, realizado entre os dias 10 a 15 de julho, foi representado por 35 alunos das unidades educacionais do município, nas modalidades de vôlei, xadrez e futsal.

A Escola Estadual Elias Salomão conquistou o título de campeã do vôlei masculino, nos módulos I (12 a 14 anos), ao vencer a equipe de Nova Lima, e II (15 a 17 anos), em cima do time de Funilândia. Essas equipes vão representar Mateus Leme, na etapa estadual da competição por equipes, que será realizada em Uberaba (MG), nos dias 31 de julho a 5 de agosto.

Também participaram das competições da etapa regional o time de futsal da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza e xadrez, da escola estadual Elias Salomão.

Após a realização dos diagnósticos, alunos entregaram relatórios contendo sugestões sobre ações, processos e/ou projetos relacionados às áreas de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação.

A Prefeitura de Mateus Leme recebeu, na semana passada, relatórios sobre o Município, sendo: Plano Municipal de Turismo de Mateus Leme, diagnóstico da estrutura administrativa da prefeitura com ênfase na Saúde e diagnóstico no processo de compra e licitação do município.

Segundo os relatórios dos estudantes de Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho/Fundação João Pinheiro, que fizeram intercâmbio supervisionado nos departamentos administrativos da prefeitura durante, aproximadamente, 30 dias, além do apontamento dos problemas existentes, há sugestões que já estão sendo colocadas em prática, por meio de reuniões com setores específicos , que estudam os relatórios.

Como resultado da “consultoria”, o governo prevê implementar ações pioneiras que irão culminar na melhora do atendimento, principalmente na área da Saúde, e na economias dos cofres públicos.

O benefício passará dos atuais R$ 100 para R$ 125, já em julho

Os funcionários do Poder Executivo municipal terão aumento de R$ 25 no vale-alimentação da categoria.

De acordo com o governo, o novo valor será creditado já na folha de julho, no último dia do mês, como já é de praxe. E devido ao benefício não incidir no gasto de pessoal, não haverá comprometimento de extrapolar o limite preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

É importante ressaltar que, conforme a Lei Municipal nº 2.797, de 20 de julho de 2017, o benefício não será mais concedido àqueles servidores que percebem remuneração bruta acima de R$ 4 mil.

O Programa Educacional Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou, nesta sexta-feira (14), a formatura de 260 alunos, com idade entre 10 e 12 anos, das escolas municipais Geny Guimarães de Oliveira, Maria Guaraciaba Passos e D. Lúcia Dias. O evento ocorreu na quadra da escola estadual Elias Salomão. A formatura simboliza o final de um ciclo de atividades desenvolvidas nas escolas por meio de visitas e palestras da Polícia Militar à comunidade escolar. Autoridades militares e políticas do Poder Executivo e Legislativo de Mateus Leme e de Juatuba prestigiaram o evento.

O programa, iniciado no mês de março, tem o intuito de trabalhar com os estudantes temas como a prevenção às drogas lícitas e ilícitas e à violência, além de como se prevenir quanto à abordagem de traficantes e ao oferecimento dos entorpecentes. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria de Educação.

Retomado em Mateus Leme, o Proerd atua como um programa preventivo ao uso de drogas e também como forma de conter o avanço da violência em todos os aspectos (físico/moral). O projeto também evita que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas, despertando nos alunos a consciência para o tema.

Evento

As crianças receberam certificados de formatura pela adesão ao programa e uma delas, a aluna Tayane Silva Evangelista, do 5º ano da escola D. Lúcia Dias, foi premiada, pelas mãos do prefeito Júlio Fares, com uma bicicleta ao ser escolhida, pela comissão julgadora, como a melhor redatora de um texto sobre o tema. A bicicleta foi doada pela loja maçônica Pilares da Verdade, de Mateus Leme.

Cerca de mil pessoas serão beneficiadas com a pavimentação de ruas, alamedas e avenidas nos bairros Petrópolis – distrito de Serra Azul e Jardim Serra Azul, em Mateus Leme. Com investimentos de R$ 600 mil, provenientes de convênio entre a Prefeitura de Mateus Leme e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, a obra, que terá início nas próximas semanas, contemplará pavimentação, meio-fio e, em parte das vias, drenagem pluvial.

Ruas a serem pavimentadas – Jardim Serra Azul:

- avenida Bougainville - começando da av. Serra Azul até a primeira saída da MG-050;
- avenida das Princesas: da av. Bougainville até a alameda do Ipê Amarelo, sendo, portanto, três quarteirões.

- alameda das Margaridas: da alameda dos Lírios até a alameda das Princesas, sendo um quarteirão.

Também serão pavimentadas todas as cinco ruas do bairro Petrópolis, em Serra Azul.

A prefeitura tem buscado outras formas para providenciar mais pavimentação às demais ruas, alamedas e avenidas da cidade.